agora já pode ter a sua horta em casa! veja como
- TheGardenHouse

- 11 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Falta de espaço já não é desculpa para não ter a sua mini horta. Mesmo quem mora em apartamentos pode, por exemplo, utilizar jardineiras ou vasos para cultivar os seus próprios vegetais. Assim, poderá ingerir legumes frescos e totalmente livres de agrotóxicos.

COMO FAZER UMA MINI HORTA
Local:
O primeiro passo é escolher o local para abrigar sua mini horta. Opte por um espaço arejado que receba incidência direta de sol durante pelo menos quatro horas diárias. Pode cultivar mais do que uma hortaliça no mesmo vaso. Neste caso, é necessário colocar as plantas que exijam semelhantes cuidados no mesmo recipiente. Como, por exemplo, a berinjela e o tomate-cherry. Outra dica importante é que, para o plantio das hortaliças, o vaso deve ter, no mínimo, de 15 a 20 cm.
Plantio:
Pode encontrar as hortaliças em forma de sementes ou mudas já prontas, em supermercados ou lojas especializadas. O plantio de espécies sementeiras como: alface, almeirão, alho-poró, chicória e cebolinha, necessita que essas espécies sejam plantadas em sementeiras, antes de irem para o vaso definitivo. As mudas já formadas facilitam o plantio e aumentam o sucesso na sua horta. As sementes das hortaliças devem ser colocadas num recipiente com terra solta (não compactada para crescimento das raízes) e adubada, e protegidas de sol direto. Regue-as todos os dias e até duas vezes em dias de muito calor. Quando as sementes começarem a enraizar, já pode transportá-las para vasos ou para um canteiro definitivo.
Lembre-se de que é importante utilizar terra adubada. Neste caso, tem duas opções: comprar uma terra orgânica já adubada ou preparar a sua própria mistura com terra que tem em casa (3 partes de terra + 1 parte de areia de construção - para evitar a compactação do solo + 1 parte de adubo - húmus de minhoca)
Montar o vaso:
No vaso, coloque uma primeira camada de argila expandida (pequenas pedras de argila arredondadas e leves). Depois coloque a areia numa camada fina para cobrir a primeira camada de argila e, em seguida, cubra com a mistura de terra que preparou. Finalmente, transfira a muda, ou as sementes, para o vaso e complete com a mistura de terra. Faça uma rega para deixar a terra húmida.
Rega:
Para a manutenção da mini horta, apenas será necessário a rega e a adubação. Mantenha a terra sempre húmida, sem exagerar. Regar uma vez por dia é o suficiente. O ideal é que toque na terra para verificar a sua humidade, pois tanto o excesso quanto a falta de água podem matar as plantas da sua horta. Sugere-se a utilização de vasos com furos, para escoar o excesso de água. Para manter a terra adubada, pode utilizar adubo orgânico, químico ou húmus de minhoca a cada trinta dias.

Comentários